O brincar para a criança é fundamental para o seu desenvolvimento.
É através da brincadeira que ela, com o uso da imaginação e da criatividade, lida com sua ansiedade, seus medos e frustações.
Através do jogo e do brinquedo a criança experimenta, cria, organiza-se e constrói normas para si, para os outros e para o grupo.
A brincadeira possibilita à criança a vivência, de forma lúdica, de algumas situações do mundo dos adultos que, com sua pouca idade, não lhe é permitido vivenciar.
No ato de brincar, a criança tem a possibilidade de construir e destruir, de organizar e desorganizar, de representar papéis e melhor elaborar, através de situações que cria, seus conceitos e aprendizados.
Brincar permite aprender a conviver com o outro.
A educação de crianças pequenas deve primar pelo brincar, proporcionando momentos que incentivem essa prática.
Na brincadeira a criança aprende, trocca e interage com os outros de forma espontânea.
É fundamental que a criança possa vivenciar o brincar com outras crianças, pois esse contato a colocará em uma situação de conquista de seu espaço. Ela terá que optar por ceder ou não, o que certamente não ocorreria com relação ao adulto, pois ela nunca disputaria situações, pelo menos em condições iguais.
Quando observamos crianças brincando, ficamos espantados com a forma como conseguem permanecer na brincadeira durante tanto tempo.
Pode-se dizer que umas das causas de tamanho empenho é o prazer que o brincar proporciona a elas.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário